top of page

Borrachalioteca

Xilogravura 4.jpg
Borrachalioteca Humberto Guimarães .jpg

A inusitada mistura de pneus e livros remonta a 2002. A primeira doação de livro da biblioteca comunitária veio da Biblioteca Pública Municipal Joaquim Sepúlveda. Após essa primeira leva de livros, os próprios clientes da borracharia começaram a doar outros livros e a comunidade em torno começou a frequentar o canto tímido com as estantes de alvenaria.

Em 2005, em contato com o jornalista do Estado de Minas – Son Salvador, saiu a primeira matéria de jornal com a iniciativa e no mesmo dia foi matéria no Jornal Nacional (no quadro Brasil Bonito) e após isso a Borrachalioteca ficou bastante conhecida.

Em 2010, uma sala anexa a borracharia, de aproximadamente 25m², foi alugada para abrigar da melhor forma os livros e as atividades cultural. No local, com 9 estantes vários layout, sempre buscou adequar o espaço para os leitores.

Em 2022, a biblioteca completou 20 anos de atividades ininterruptas. No ano seguinta, 2013, foi preciso desocupar a sala que por mais de 13 anos oi a casa de nossos livros e ir para um novo espaço, deixando também a comunidade que por mais de 20 anos foi fundamental para que a biblioteca se desenvolvesse.

 

Hoje, a Borrachalioteca está localizada em um prédio público no centro da cidade, o Polo Cultural, um local criado com o objetivo de ser mais um espaço pulsante para a cultura sabarense. A biblioteca conta com um acervo diversificado de quase 5 mil exemplares com obras de literatura para crianças, jovens e adultos além de um pequeno acervo com livros de história, sociologia, religião e autoajuda. Há, também, uma coleção de histórias em quadrinhos para todas as idades. Para melhor organização do acervo, a biblioteca utiliza uma classificação simplificada para o acervo.

Nas obras de assuntos gerais (História e Autoajuda, por exemplo) há etiquetas de lombada com o assunto em cada livro, já o acervo de literatura está classificado por cores, onde cada uma identifica o gênero literário, o público-alvo da obra e a nacionalidade do escritor. 

O espaço está aberto ao público para leitura e empréstimo de livros. A biblioteca também realiza ações de mediação de leitura com escolas e instituições parceiras além de promover encontros e oficinas diversas. Todo o acervo está disponível  gratuitamente mediante um cadastro simples.

Xilogravura 4.jpg
VOCÊ CONHECE A BORRACHALIOTECA?
Borrachalioteca no "Terra de Minas"
Lugar de Livros | 16/02/2021
Boto Fé - Borrachalioteca
Marcos Túlio (Borrachalioteca) no Esquenta!
bottom of page