Capa Face - Concurso Pao e Poesia_1.jpg

REGULAMENTO

I - DO CONCURSO

 

Túlio Damascena e a Borrachalioteca de Sabará apresentam o Concurso "Pão e Poesia - Edição Comemorativa" que irá premiar as melhores produções de texto no formato poesia sobre o tema: “Esperançar”. O concurso tem como objetivo comemorar os 10 anos da distribuição das embalagens de Pão e Poesia na cidade de Sabará/MG, além de valorizar as obras poéticas, incentivando a produção literária de novos escritores e escritoras;

Este concurso é uma realização do gestor cultural Marcos Túlio Damascena, em parceria com a Borrachalioteca de Sabará com recursos do Fundo Estadual de Cultura de Minas Gerais, aprovado no edital FEC 04/2019 – NOSSA CULTURA – PREMIAÇÃO – PESSOA FÍSICA.

 

II - DO TEMA

O concurso tem como tema inspirador a frase de Paulo Freire: "É preciso ter esperança, mas ter esperança do verbo esperançar; porque tem gente que tem esperança do verbo esperar. E esperança do verbo esperar não é esperança, é espera. Esperançar é se levantar, esperançar é ir atrás, esperançar é construir, esperançar é não desistir" Esperançar é levar adiante, esperançar é juntar-se com outros para fazer de outro modo." Cada autor deverá enviar um ou mais poemas que contenham elementos relacionados ao tema inspirador. Os textos poderão ter caráter ficcional ou não.

 

III - DO PÚBLICO-ALVO

A inscrição é permitida para autores brasileiros maiores de 12 anos residentes em qualquer cidade do Brasil. É vetada a participação de membros da diretoria da Borrachalioteca, de membros da comissão julgadora. Não será permitida a inscrição, por outrem, de trabalhos póstumos. Os participantes menores de 16 anos deverão enviar uma autorização de participação assinada pelos pais ou responsáveis legais.

 

IV – INSCRIÇÕES

A inscrição é gratuita e estará aberta no período de 28 de junho a 18 de julho de 2021. As inscrições deverão ser realizadas exclusivamente através de formulário online disponibilizado no site e nas redes sociais da Borrachalioteca. Não serão aceitas inscrições por e-mail ou outros formatos.

 

V - DOS FORMATOS DOS POEMAS

As poesias poderão ser em formato de trova, haicai, soneto ou verso livre com no máximo 14 versos (linhas) e deverão ser enviados já revisados e em formato .doc (Word, Open Office, etc.) ou em PDF (Portable Document Format), com fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 12. No mesmo arquivo, após o(os) poema(as), é obrigatório a inclusão do nome completo do autor e seu nome artístico (caso exista); O arquivo deverá ser anexado ao formulário online no momento da inscrição; 

Será permitida a inscrição de até 5 (cinco) poemas por pessoa. Caso ultrapasse esse número, serão consideradas as 5 (cinco) primeiras.

 

VI – PREMIAÇÃO

 

Os 30 melhores poemas recebidos, de autores diferentes, serão publicados, juntamente com ilustrações, em 40 mil embalagens do Pão e Poesia - edição comemorativa que serão distribuídas nos comércios da cidade de Sabará/MG, no segundo semestre de 2021. Todos os poemas recebidos serão publicados em formato digital (e-book), que ficará disponível para acesso de forma gratuita. Não haverá, sob nenhuma hipótese, premiação em dinheiro para os participantes.

 

VII – COMISSÃO JULGADORA

 

Os poemas inscritos serão avaliados por personalidades de reconhecida idoneidade e prestígio literário e acadêmico, e terá a seguinte composição: Carol Fernandes, Christian Coelho, Olegário Alfredo e Thaíse Santana . A comissão é soberana e não caberá recurso de suas decisões.

 

VIII – PUBLICAÇÃO DOS RESULTADOS

 

Os autores selecionados serão informados do resultado da seleção pelo e-mail informado no momento do envio. Os nomes dos selecionados serão divulgados no site e nas páginas das redes sociais da Borrachalioteca até o dia 02 de agosto de 2021.

 

IX – DISPOSIÇÕES GERAIS

 

A inscrição implica plena concordância com os termos deste regulamento.

Os casos omissos serão resolvidos pela organização do concurso.