Sala Son Salvador

Lourdinha.png

Em 2008, seis anos após a Borrachalioteca começar suas atividades no bairro Caieira, em Sabará, os livros não paravam de chegar. Foi assim que os amigos Túlio Damascena e Lourdinha Reis decidiram abrir um novo espaço de leitura na cidade.

 

Lourdinha, juntamente com sua comunidade de jovens e crianças do Cabral e Alto Cabral, com destaque para Paulo André, Tamires Santana e Marina Abreu, adequaram um espaço cedido gentilmente por Raimundo Antônio, onde já funcionou uma oficina mecânica, aliou seu trabalho já realizado de reforço escolar e narração de histórias com o novo acervo de literatura.

O espaço recebeu o nome do chargista Son Salvador que nasceu e viveu os melhores anos de sua infância, a apenas quatro casas abaixo da então Sala que leva o seu nome, isso muito orgulhou a comunidade e o homenageado.

SON S.jpg
Son.jpg

Desde 2008 as ações não pararam, isso mudou a rotina da rua e da comunidade como um todo. A Sala Son Salvador possui um acervo de cerca de 4 mil títulos, sendo ele diversificado para acolher às mais variadas demandas da comunidade. Além dos livros de literatura infantil, juvenil e adulta, a biblioteca também conta com obras de psicologia, autoajuda, livros espíritas e sobre religiões, culinária, artesanato e saúde. Os empréstimos, como sempre, são gratuitos e estão disponíveis para toda a população.

A biblioteca realiza narrações de histórias em seu espaço e leva a leitura também para as escolas e instituições sociais e religiosas de Sabará. Onde se constrói um presépio com a participação de todos os que frequentam o espaço. A visita da Folia de Reis de Sabará é sempre um evento cultural e religioso, esperado e vivenciado por católicos e evangélicos do bairro. Em um clima de alegria, solidariedade e gratidão por tudo que se realiza durante o ano.

 

No espaço, também são realizados eventos culturais e oficinas diversas. Além de atender a comunidade em demandas variadas, tais como: reuniões de associações, ensaios, entre outros.

Sala Son Salvador 1.jpg