Festa Literária de Sabará

FLIS

A FLIS faz jus ao nome: uma festa para toda cidade, para que em cinco dias o livro, a leitura, a literatura tornam-se um combustível capaz de trazer debates interessantes e novos pensamentos para cada um dos participantes.

 

A Festa vem sendo realizada, anualmente desde setembro de 2015 com atrações variadas, lançamento de livros, mesas de debate sobre projetos de incentivo à leitura, roda de conversa com escritores e ilustradores, sarau, narração de histórias, música de qualidade, tudo bem pensado para que cada um se sinta pertencente a esse universo maravilhoso que é a literatura. Toda as atividades são gratuitas e destinadas ao público de todas as idades. A FLIS acontece em vários espaços públicos da cidade e, nos finais de semana, a festa acontece na rua, sempre na Praça Santa Rita.

Todos os anos é realizado o projeto Pão e Poesia, onde cerca de 20000 embalagens estampadas com desenhos e poemas são distribuídas gratuitamente para padarias da cidade.

Os objetivos da festa são:

Ampliar o acesso à obra literária, em diversos suportes físicos – como o impresso, áudio e o braile;

Fortalecer os empreendimentos criativos e sustentáveis do setor de livro, leitura, literatura e bibliotecas.

Promover a formação da cidadania; do acesso amplo, igualitário e gratuito ao livro, leitura, literatura e bibliotecas.

Estimular a produção editorial que valorize a bibliodiversidade e difunda valores culturais brasileiros considerando características regionais;

Contribuir para a formação de leitores e para a criação de novas estratégias e práticas de leituras em seus diversos formatos – como a música, as artes cênicas e plásticas e o cinema;

Difundir a circulação de autores independentes ou não e o encontro entre leitores, escritores, ilustradores, editores, livreiros, mediadores, bibliotecários e outros envolvidos na cadeia de produção editorial literária.

FLIS 2015 Logomarca.jpg

2015

No primeiro ano da Festa os nossos homenageados foram o cartunista Son Salvador (1949-2019) e o cordelista Olegário Alfredo - Mestre Gaio. A logomarca foi um presente do Son Salvador.

FLIS 2016.jpg

2016

A logomarca foi criada por Ricardo Poeira, do Poeira Stúdio. Homenageados: Silas Fonseca e Neusa Sorrenti

FLIS 2017.jpg

2017

Continuamos com a proposta criada pelo Poeira e pedimos ao xilogravurista Tales Badeschi para fazer a arte. Homenageados: Humberto Guimarães e Aníbal Machado.

FLIS 2018 Logomarca.jpg

2018

A arte ficou por conta do artista plástico Lélis. Homenageada: Alzira Umbelino.

Identidade Visual FLIS 2019-min.jpg

2019

A logomarca foi gentilmente cedida pelo artista plástico sabarense Jupira. Homenageado: Luiz Alves dos Santos

Flis 2020-Logomarca.jpg

2020

A FLIS  2020 foi realizada de forma online  devido à pandemia da Covid 19. A arte foi criado pelo deseigner Ricardo Poeira e a programação foi transmitida pelo YouTube em parceria com a Tapera 68.