
Festa Literária de Sabará
FLIS

A FLIS faz jus ao nome: uma festa para toda cidade, para que em cinco dias o livro, a leitura, a literatura tornam-se um combustível capaz de trazer debates interessantes e novos pensamentos para cada um dos participantes.
A Festa vem sendo realizada, anualmente desde setembro de 2015 com atrações variadas, lançamento de livros, mesas de debate sobre projetos de incentivo à leitura, roda de conversa com escritores e ilustradores, sarau, narração de histórias, música de qualidade, tudo bem pensado para que cada um se sinta pertencente a esse universo maravilhoso que é a literatura. Toda as atividades são gratuitas e destinadas ao público de todas as idades. A FLIS acontece em vários espaços públicos da cidade e, nos finais de semana, a festa acontece na rua, sempre na Praça Santa Rita.
Todos os anos é realizado o projeto Pão e Poesia, onde cerca de 20000 embalagens estampadas com desenhos e poemas são distribuídas gratuitamente para padarias da cidade.
Os objetivos da festa são:
Ampliar o acesso à obra literária, em diversos suportes físicos – como o impresso, áudio e o braile;
Fortalecer os empreendimentos criativos e sustentáveis do setor de livro, leitura, literatura e bibliotecas.
Promover a formação da cidadania; do acesso amplo, igualitário e gratuito ao livro, leitura, literatura e bibliotecas.
Estimular a produção editorial que valorize a bibliodiversidade e difunda valores culturais brasileiros considerando características regionais;
Contribuir para a formação de leitores e para a criação de novas estratégias e práticas de leituras em seus diversos formatos – como a música, as artes cênicas e plásticas e o cinema;
Difundir a circulação de autores independentes ou não e o encontro entre leitores, escritores, ilustradores, editores, livreiros, mediadores, bibliotecários e outros envolvidos na cadeia de produção editorial literária.

2015
No primeiro ano da Festa os nossos homenageados foram o cartunista Son Salvador (1949-2019) e o cordelista Olegário Alfredo - Mestre Gaio. A logomarca foi um presente do Son Salvador.

2016
A logomarca foi criada por Ricardo Poeira, do Poeira Stúdio. Homenageados: Silas Fonseca e Neusa Sorrenti

2017
Continuamos com a proposta criada pelo Poeira e pedimos ao xilogravurista Tales Badeschi para fazer a arte. Homenageados: Humberto Guimarães e Aníbal Machado.

2018
A arte ficou por conta do artista plástico Lélis. Homenageada: Alzira Umbelino.

2019
A logomarca foi gentilmente cedida pelo artista plástico sabarense Jupira. Homenageado: Luiz Alves dos Santos

2020
A FLIS 2020 foi realizada de forma online devido à pandemia da Covid 19. A arte foi criado pelo designer Ricardo Poeira e a programação foi transmitida pelo YouTube em parceria com a Tapera 68.
2021
Em 2021 a FLIS foi realizada novamente de forma online devido à pandemia da Covid 19. A logomarca foi criada pelo artista plástico Sérgio Pacheco e a programação foi transmitida pelo YouTube em parceria com a Tapera 68.